09 May, 2007

Yôga e Liberdade

Yôga é uma filosofia de vida, ou uma forma de estar na vida como lhe queiram chamar. Ser Yôgí é ser Yôga, e não praticante de técnicas de Yôga. É transpolar a simples prática, e assumir o compromisso de ser uma pessoa mais consciente a cada dia, sendo essa a sua meta: um estado de hiperconsciência ou megalucidez.

Yôga está intrinsecamente ligado com Liberdade. Todos os grandes mestres de Yôga associam a meta do Yôga à Liberdade! A quarta parte do Yôga Sútra Pátañjali (a obra sobre Yôga mais respeitada no mundo actual) - Kaivalva Pádah (Trilha da Libertação) fala directamente da forma como ela acontece.

E a liberdade onde fica? Onde fica a nossa liberdade se o próprio Yôga é uma filosofía de vida onde um dos pontos principais é a disciplina (prática) de aperfeiçoamento pessoal?

A resposta, para mim, é bem simples. Quem está está porque sim!

A liberdade por si só é uma disciplina. Liberdade não é algo que os outros nos conferem ou nos proporcionam, ou que nos permitem fazer ou deixar de fazer; muito menos está dependente de factores externos. Liberdade está sempre associada à existência de uma disciplina interna. Esssa liberdade , que todos julgamos possuir, não passa de uma ilusão, condicionada por costumes e pela sociedade. As nossas opções até podem ser mais vastas que à umas decadas atrás, mas não deixam de ser limitadas, tendo em conta o limite infinito de possibilidades (se te permites).

Ter consciência dessa verdadeira Liberdade, torna-nos “senhores” do nosso destino, um poder colossal de moldarmos a vida segundo a nossa vontade: sermos o que queremos ser, mudarmos o que queremos mudar. Liberdade de fazer ou deixar de fazer, de ser ou deixar de ser.

A liberdade é o nosso maior poder.

“Welcome to the real World”

* Matrix

No comments: